Localização



Pesquise e marque o(s) bairro(s) onde deseja pesquisar seu imóvel


Blog

5 dicas para aluguel de apartamento em Fortaleza

Por:Rafael
5 dicas para aluguel de apartamento em Fortaleza

O grande sonho de qualquer pessoa é ter o seu cantinho. Sabe, ter o seu espaço e decorar do jeito que você quer, com as suas coisas e por aquele toque mágico. Alguns preferem casas, outros chácara mais isoladas e a grande maioria prefere os apartamentos. Talvez pela praticidade, segurança e muitas vezes pela localização.


Separamos para vocês 5 dicas que lhe ajudarão a alugar o apartamento ideal em Fortaleza:


1. Defina bem a localização
A localização é crucial na escolha de um imóvel. Primeiro analise com calma qual região da cidade você mais gosta da cidade. Veja se é uma região de praia ou não, qual o estilo das casas e/ou condomínios. É importante lembrar também do agito o local. Se você gosta de festas, busque por locais que sejam mais badalados, com barzinhos, shoppings, danceterias e lojas.
Se está buscando por algo mais tranquilo, veja regiões que tenham mais parques, menos comércios e longe do fluxo de carros. Bairros mais tradicionais tendem a ser mais calmo devido os moradores serem mais antigos.
Caso esteja buscando por facilidade, bairros centrais costumam contar com tudo o que você precisa como por exemplo escolar, creches, faculdades, hospitais e clínicas, conveniências e shoppings.
A localização é o primeiro fator a ser definido na hora de escolher seu novo apartamento.


2. Defina uma faixa de preço
Resolvida a localização, outro fator importante é delimitar uma faixa de preço do imóvel que você pretende alugar. Estipule um limite para o valor do aluguel que você quer e terá condições de pagar. Lembre-se de incluir taxas de condomínio (quando for o caso) e IPTU que veja se elas não irão sobrecarregar o seu orçamento.
Ao buscar um apartamento para alugar, não deixe também de avaliar qual a melhor garantia locatícia que vai se encaixar com o seu perfil de locatário. Atualmente, existem diversas modalidades de garantias para escolher, tais como fiador, carta fiança, caução de bem imóvel, seguro fiança locatícia, título de capitalização, entre outras.

3. Visite o Apartamento
Viu algum imóvel por foto? Vá visita-lo! Checar o imóvel é imprescindível para acertar na escolha dele. Lembre-se: Ver por foto não é o suficiente.
Ao chegar no imóvel, atente-se aos detalhes. Quanto mais minuciosa for a vistoria, melhor. É bom testar a parte elétrica e hidráulica, de preferência, com um especialista, afinal os vícios do imóvel não aparecem de primeira.
Deve ser a mais minuciosa possível, com fotos datadas, a marca, tipo e cor da tinta das paredes e teto, quantidade de armários e gavetas, o estado e material dos puxadores em cada cômodo, o tipo dos azulejos dos banheiros e cozinhas e até mesmo a quantidade de furos nas paredes.
Vale perguntar ao síndico ou ao porteiro como é a vizinhança e a segurança. Outra dica dada é sempre visitar mais de uma vez o lugar antes de locar e, de preferência, durante o dia para ver melhor as imperfeições.


4. Faça um contrato
O contrato é o que trará a segurança para ambas as partes envolvidas. O proprietário somente poderá rescindir a locação por acordo (com o inquilino) ou venda do imóvel. Caso contrário, deve pagar a rescisão.
Já quem aluga, pode rescindir a qualquer momento desde que pague multa, geralmente de três meses. O valor também pode ser estipulado pela Justiça.
Tudo isso sempre deverá estar detalhado no contrato de locação.

5. Conte sempre com uma imobiliária
Por fim, a dica mais importante: Conte sempre com uma imobiliária.
Muitas vezes a maioria das pessoas acham que alugar um imóvel é algo bastante simples e que não haverá nenhuma complicação se deixar de contar com uma imobiliária especializada para cuidar de todo o processo e optar por fazer tudo isso sozinha. Não é bem assim.
Ao deixar de contar com uma imobiliária, é bem provável que quem prefere procurar sozinho um apartamento para alugar terá alguma complicação em algum momento, seja na busca pelo melhor imóvel, no fechamento do contrato de locação ou até mesmo durante a moradia no apartamento alugado.


Toda essa fase envolve muita tramitação e burocracia que certamente você vai ficar confuso ou ter dificuldades. É aí que entra a imobiliária. Ela será responsável por evitar – através de todos os meios legais - qualquer infortúnio que possa vir a acontecer. Também cuidará de todos os documentos necessários.


Vai alugar um imóvel? Conte com a Fiducial Imobiliária. Temos os melhores profissionais e o melhor catalogo de imóveis em Fortaleza.

Comentários