Blog

5 Dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Por:Rafael
5 Dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Comprar um imóvel é algo bem satisfatório não é mesmo? Mas isso requer muita atenção. Escolher o local, o tamanho, o estilo da construção e os detalhes do acabamento, pode não ser coisas tão simples de fazer.

Pensando em te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas simples que vão ajudar você a fazer a escolha perfeita. Vem cá conferir!

 

  • Defina seu orçamento

Saber quanto irá gastar é fundamental para que você possa escolher o imóvel com mais liberdade, sem prejudicar seu bolso.

Com o orçamento bem definido, você vai ter mais clareza na hora do pagamento podendo, por exemplo, evitar parcelamentos muito longos e até mesmo fazer uma contra proposta à vista, caso você tenha o valor total do imóvel.

 

  • Escolha a localização

Você provavelmente deve ter alguma preferência por alguma cidade, bairro ou região, certo? Primeiro, pesquise sobre o local. Veja o estilo do bairro, quais comércios, clinicas ou prestadores de serviços compõem essa região e como é o transito no horário de pico.

Muitas vezes, devido a empolgação, as pessoas esquecem de dar atenção para esse pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

 

  • Verifique as condições do imóvel

Verifique a nova vizinhança: visite o imóvel em vários momentos do dia para ver o nível de segurança e de barulho.

Analise a orientação do sol: caso o apartamento receba muita incidência de luz solar durante todo o dia, isso pode causar desconfortos nas épocas mais quentes ou caso contrário, poderá trazer mau cheiro e bolores.

Cheque as instalações tubulares de água (abra as torneiras do imóvel e veja se água sai limpa) e a rede elétrica. Isso com certeza vai evitar transtornos com possíveis manutenções.

 

  • Escolha a instituição financeira

Em caso de financiamentos, escolha bem a instituição financeira onde você irá realizar as transações.

Muitas vezes, para ter uma taxa melhor, o banco te obriga a fechar pacotes que não são não valem à pena. Normalmente, os bancos públicos possuem as taxas mais vantajosas.

 

  • Escolha uma imobiliária

Ter todo o tramite acompanhado por um corretor e uma imobiliária devidamente qualificados é fundamental. Eles vão ajudar você a analisar os documentos, fazer a vistoria e cuidar de transações mais burocráticas. Escolha bem!

Agora, com essas 5 dicas, você está pronto para adquirir o seu novo imóvel com mais segurança e mais tranquilidade.

Comentários