Blog

Como decidir a hora certa de comprar uma casa?

Por:Rodrigo
Como decidir a hora certa de comprar uma casa?

Se está a um tempo pesquisando casas para comprar, e está com dúvidas sobre ser o momento certo ou não, sugiro que leia todo o artigo até o final e tome a melhor decisão para você, e para toda a sua família.

Existem duas perguntas que você deve fazer inicialmente, e elas são, devo comprar uma casa, e quanto posso pagar? Depois de responder essas duas perguntas, é hora de analisar alguns fatores-chave antes de decidir se a compra é ideal para você.

Antes de procurar por casas para comprar, leia!

Posso investir nesse sonho?

Há um grande investimento inicial envolvido, você precisa gastar muito dinheiro ao comprar sua casa, desde os custos de fechamento até o adiantamento em si. Nem todo mundo tem esse dinheiro disponível.

Você pode lidar com a dívida?

Adquiri um imóvel, é mais caro do que você pensa, não dá para comparar os custos quando se está vendo casas para comprar, pensando no que se gasta com o pagamento mensal do seu aluguel. Alguns custos ainda virão junto a essa compra.

E essas despesas ficam por conta dos impostos sobre a propriedade, seguro da casa própria, além de reformas, manutenção, serviços públicos, e outras taxas normalmente cobertas por um proprietário.

Quanto tempo planeja ficar nesse endereço?

Quando se está pesquisando casas para comprar, é importante definir aonde exatamente deseja morar, pois, adquirir uma moradia diminui a facilidade de mobilidade, e vou explicar melhor o que quero dizer.

Se tem filhos, pode ser que daqui a um tempo eles vão estudar em alguma cidade diferente, e pode ser que também não tenha o mesmo emprego no final de ano e precise se mudar. Se pensar por esse lado é mais fácil alugar do que continuar sua busca de casas para comprar.

Comprar uma casa é um investimento?

Algumas pessoas preferem investir seu dinheiro em ações, mas alguns gostam de investir em imóveis, e de certa forma isso trará resultados no futuro, embora essa matemática não faça sentido para muitos atualmente, ela pode ser proveitosa se pensamos a longo prazo.

Ninguém pode prever se os preços das casas subirão ou diminuirão em um determinado período, portanto, a compra poderá apresentar lucros para o comprador, e se tem receio pode ter certeza que não perderá o seu dinheiro se precisar se desfazer do seu imóvel.

E respondendo à pergunta, com certeza comprar uma casa hoje em dia é um bom investimento, depois se não desejar se desfazer desse imóvel, pode ganhar dinheiro com a locação. Se está pesquisando casas para comprar pensando em investir não irá se arrepender.

Decisão final - Comprar ou alugar?

A decisão de alugar ou comprar é muito importante, e requer algum tempo antes da decisão final por parte do comprador. Talvez seja melhor continuar com o aluguel, se você deseja manter a máxima flexibilidade por motivos pessoais ou profissionais.

E pode ser que adquirir essa grande dívida no momento, possa o tirar de sua zona de conforto, ou você não esteja pronto para assumir as grandes responsabilidades quem vem com a compra de uma casa própria.

A sua casa própria pode precisar de reparos, atualizações, manutenção, trabalho no quintal, entre outros detalhes que só quem já adquiriu um imóvel conhece bem. Todos que vão em busca de casas para comprar quando a adquirem querem a deixar do seu jeitinho.

E se depois de tanto pesquisar por casas para comprar, se decidir, e quiser uma ajudinha para concluir seu grande sonho, podemos te orientar melhor através de um atendimento personalizado em nossa imobiliária, faça uma visita e tire todas as suas dúvidas, te esperamos!

Tags
Comentários