Blog

Hoje é o dia da Árvore, confira a importância dela.

Por:Renildo

Em homenagem ao dia da árvore, 21 de setembro, confira os Benefícios e importância de área verde no condomínio.

As áreas verdes tornam-se cada vez mais importantes e a previsão é que esses ambientes sejam sempre e cada vez mais necessários em nossas vidas.

Diante da necessidade e importância das áreas verdes, os condomínios ganham importância, pois esses, em geral, visam à manutenção de bosques e áreas naturais.

Os condomínios que visam manter ou até aumentar a área verde ao seu entorno, mostram além da preocupação ambiental, a importância com a saúde de seus moradores; pois esses ambientes, além de melhorar a qualidade de vida, ainda trazem felicidade (aumentam a liberação de endorfina, responsável pela sensação de bem estar e felicidade).

Além dos benefícios tratados acima, a arborização, além da função paisagística, proporciona inúmeros benefícios à população, tais como:

- Redução da poluição devido aos processos de oxigenação, neutralizando seus efeitos na população;

- Diminuição da poluição sonora, reduzindo ruídos das grandes cidades;

- Diminui as temperaturas externas, absorvendo parte dos raios solares;

- Redução na velocidade dos ventos;

- Sombreamento;

- Influencia no balanço hídrico;

- Valorização visual e ornamental do espaço;

Para garantir e ter resultados dos benefícios que o meio ambiente nos traz, é preciso ter áreas verdes de tamanho considerável. O indicado é que para cada metro de lote, o condomínio disponha de três metros de área verde.

Para deixar a informação mais fácil de entender, vamos a um exemplo. Se seu condomínio possui 1000 metros em lote, o condomínio deve oferecer 3000 metros em área verde. Entendeu? É só multiplicar a área de lotes por três para saber quanto o seu condomínio deve ter de área verde.

E se você acha que esses números não representam nada, saiba que eles têm a capacidade de influenciar na temperatura (ajudam a deixar o tempo mais fresco), na saúde (ajudam na respiração, felicidade, previnem doenças, entre tantos outros benefícios que podem ser intensificados com a prática de exercícios em meio à natureza), e claro, na preservação do meio ambiente.

Comentários