Blog

Quem foi São Pedro: a história e sua relação com a igreja

Por:Ballista Comunicação
Quem foi São Pedro: a história e sua relação com a igreja

Para entender melhor quem foi São Pedro e como ele é importante para a Igreja e para a história do Cristianismo, temos que saber de sua história com Jesus desde o primeiro encontro entre eles.

No dia em que Jesus conheceu Simão, ele lhe disse a frase que mudaria toda a sua vida: “Você será pescador de homens”, e a partir daí ele começou a acompanhar Jesus todo o tempo.

Jesus também lhe disse que a partir daquele dia ele se chamaria “Cefas”, pedra em aramaico. Na ocasião, Jesus disse: “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus”.

A partir desse momento Pedro passou a ser considerado o líder dos Apóstolos de Jesus, e esteve presente quando Jesus realizou os seus principais milagres.

Na última ceia, Jesus disse que um de seus apóstolos o negaria três vezes antes de o galo cantar. Pois bem, ele foi preso no Horto das Oliveiras e pediu que seus discípulos fossem liberados, mas Pedro e João continuaram o acompanhando de longe.

Do horto, Jesus foi levado para o Palácio de Caifás, e no pátio do palácio alguns reconheceram Pedro e lhe perguntaram se ele era um dos discípulos, e por três vezes ele negou e em seguida um galo cantou. Exatamente como Jesus havia profetizado.

E quem sabe quem foi São Pedro, sabe também que quando Jesus ressuscitou apareceu primeiramente para ele e lhe perguntou se ele o amava por três vezes, para que Pedro pudesse tirar a mágoa e o arrependimento do seu coração.

Nesse encontro, Jesus também reforça que Pedro deveria ser o líder da Igreja, e assim Pedro o fez. Ele reunia multidões nas suas pregações e também tinha o poder de curar. E como evangelizava sem nenhuma restrição, foi preso várias vezes.

Entre caminhadas e pregações, Pedro se fixou em Roma, onde continuou a liderar a igreja que crescia a cada dia apesar das perseguições, até que os romanos descobriram onde ele estava e o condenaram a morrer crucificado.

Ele aceitou a sentença, porém pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, pois não se julgava digno de morrer igual ao seu mestre Jesus, e esse pedido foi atendido. Ele morreu na região onde hoje está o Vaticano, no dia 29 de junho. E por toda a sua atuação São Pedro é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica.

 

Oração para São Pedro

 

Depois de conhecer melhor sua história e saber quem foi São Pedro, aproveite para fazer uma oração a ele, em especial no seu dia:

“Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.

Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós.

Amém. ”

Comentários