Blog

A história da Padroeira de Fortaleza

Por:Ballista Comunicação
A história da Padroeira de Fortaleza

A assunção do corpo da mãe do Salvador aos céus em 43 d.C se tornou dogma de fé em 1950 quando o Papa Pio Xll decretou a constituição apostólica Munificentissimus Deus, que diz “... Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada edifica sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".

Para a doutrina, a morte de Maria representou o repouso na vida terrestre, assumindo o corpo e a alma celeste. É o que explica o historiador e mestre em educação brasileira, Marden Cristian Ferreira Cruz: “Para alguns, quando Maria morre, o corpo permanece intacto e a alma ascende, entretanto, alguns passam a acreditar que provisoriamente o corpo está dormindo e, depois haverá uma assunção do corpo e da alma”.

A história da assunção entrelaça-se com a do Nordeste quando os portugueses retomam o processo de colonização e o Forte de Schoonenborch, intitulado assim pelos holandeses nas terras do Siará Grande, passa a se chamar Forte de Nossa Senhora da Assunção. Segundo o historiador Marden, esse é o ponto inicial para o crescimento de Fortaleza, que ganha dimensão geográfica ao redor do forte: “No século XII, é construído o forte sob o domínio dos portugueses, naquele momento o governador era Manoel Inácio de Sampaio. Quem vai fazer o projeto inicial é António José Da Silva Paulet, e dali em torno dessa fortaleza é que a nossa cidade cresce”.

Comentários