Blog

Apartamentos para alugar: faça seu checklist

Por:Rafael
Apartamentos para alugar: faça seu checklist

Quando se resolve buscar um apartamento para alugar, no primeiro momento pode parecer algo não muito agradável. Mas com o passar dos dias, quando se percebe as opções e a sensação da nova vida no local a ser locado, esse sentimento muda e acaba virando até mesmo uma euforia.

 

Ao alugar um apartamento, é necessário alguns cuidados, que precisam de atenção especial na hora de fechar contrato. São esses cuidados que farão a diferença e trarão tranquilidade e satisfação na hora de chegar na casa nova.

 

Você deve por exemplo, selecionar bem a localização. A localização é crucial na escolha de um imóvel. Primeiro analise com calma qual região da cidade você mais gosta da cidade. Veja se é uma região de praia ou não, qual o estilo das casas e/ou condomínios. Pensou a localização? Vá visita-lo! Checar o imóvel é imprescindível para acertar na escolha dele. Lembre-se: Ver por foto não é o suficiente.

 

Ao chegar no imóvel, atente-se aos detalhes. Quanto mais minuciosa for a vistoria, melhor. É bom testar a parte elétrica e hidráulica, de preferência, com um especialista, afinal os vícios do imóvel não aparecem de primeira.

 

A visita deve ser acompanhada de uma vistoria bem minuciosa com fotos datadas, a marca e tipo e cor da tinta das paredes e teto, quantidade de armários e gavetas, o estado e material dos puxadores em cada cômodo, o tipo dos azulejos dos banheiros e cozinhas e até mesmo a quantidade de furos nas paredes.

 

Agora é só ver se o preço cabe no seu bolso! Delimitar uma faixa de preço do imóvel que você pretende alugar. Estipule um limite para o valor do aluguel que você quer e terá condições de pagar. Lembre-se de incluir taxas de condomínio (quando for o caso) e IPTU e tenha a certeza que elas não irão sobrecarregar o seu orçamento.

 

Ao buscar um apartamento para alugar, não deixe também de avaliar qual a melhor garantia locatícia que vai se encaixar com o seu perfil de locatário. Atualmente, existem diversas modalidades de garantias para escolher, tais como fiador, carta fiança, caução de bem imóvel, seguro fiança locatícia, título de capitalização, entre outras.

 

Agora que você tem essas dicas básicas de locação, você já está apto a fazer um checklist para levar. Então vamos lá:

 

  • Localização
  • Encontrar um corretor de imóveis
  • Preço adequado
  • Vistoria detalhada
  • Verificar a necessidade de reforma
  • Pendências financeiras do imóvel
  • Vagas de garagem
  • Escada x elevador
  • Tempo de contrato

 

Para os detalhes mais ‘’chatos’’ é legal contar com uma imobiliária. Muitas vezes a maioria das pessoas acham que alugar um imóvel é algo tão simples que não haverá nenhuma complicação se deixar de contar com uma imobiliária especializada para cuidar de todo o processo e optar por fazer tudo isso sozinha.

 

Entretanto isso não é o ideal. É a imobiliária que lhe dará segurança na hora das negociações e que vai te ajudar a não deixar passar em branco nenhum item desse checklist.

Tags
Comentários