Blog

Economia Doméstica: Por que é tão importante?

Por:Ballista Comunicação
Economia Doméstica: Por que é tão importante?

A economia doméstica transforma a atividade de poupar em um hábito e faz toda a diferença na vida financeira de uma família, evitando o desperdício e incentivando o consumo sustentável. Quer saber como utilizar essa tática na sua vida e assim economizar e garantir mais tranquilidade no futuro? Fique de olho nessas dicas:

- Comece agora: Não deixe pra amanhã. Comece avaliando sua vida financeira. Perceba o quanto você pode economizar e defina seus objetivos
- Organize-se: Faça um levantamento de suas entradas e saídas. Uma hora semanal é suficiente para isso.
- Utilize planilhas: Planilhas ou aplicativos são excelentes para organizar melhor e saber para onde o dinheiro está indo. Anote tudo, até aquele cafezinho.
- Corte gastos: Organize seus gastos por ordem de importância. Assim fica mais fácil ver o que pode ser cortado se necessário.
- Pague suas dívidas: Não há como fazer economia doméstica com dívidas. Faça um levantamento dos pagamentos em atraso e comece pagando os valores maiores e com juros mais altos.
- Faça uma reserva financeira para emergências. Antes de pensar nos grandes objetivos, é fundamental separar um dinheiro para o inesperado.
- Sempre pesquise preços antes de comprar. Dependendo do que for o produto, a economia pode chegar a 80%.
- Peça descontos. Deixe a timidez de lado e peça descontos na hora da compra.
- Na hora de ir ao supermercado, faça uma lista de compras, faça um levantamento semanal das refeições e experimente novas marcas. Com essas dicas, é possível economizar até 30%.
- Energia: Existem várias formas de economizar na conta de energia, como lembrar de desligar as luzes ao sair dos ambientes, aproveitar ao máximo a luz natural e economizar no tempo do banho;
- Água: Verifique torneiras, reaproveite a água da lavadora para lavar calçadas ou regar plantas, verifique os vazamentos.
- Consumo consciente: Evite comprar itens que você não está precisando no momento. Fique atento também à quantidade na hora da compra.
- Transporte: Opte sempre que possível por bicicletas ou caminhadas. Você economiza e ainda faz bem à saúde. Um carro pode gerar gastos enormes. Outra opção é tentar aproveitar o mesmo trajeto para as diversas atividades da rotina, como trabalho e escola dos filhos, por exemplo.
- Renda extra: Descubra formas de conseguir uma renda extra e utilize esse lucro para construir suas reservas.

Gostou das dicas? Comece a praticar hoje mesmo a economia doméstica e transforme a sua vida financeira.

Comentários