Blog

Cuidados com plantas em vasos

Por:Renildo

Cuidar de plantas em vasos é fácil, mas exige alguns conhecimentos básicos.

A condição ideal para as plantas são as que mais se aproximam do seu ambiente nativo. A maioria das plantas para interiores são plantas tropicais, onde o clima é quente, úmido, e não possui épocas muito frias.

Mantenha em um local de iluminação adequada
Mantenha a planta no local mais adequado a ela, seguindo nossas recomendações da seção anterior. Para verificar se a planta está bem no local, há uma regra geral: folhas amarelando indicam excesso de luz, e folhas escurecendo demais é indício de falta de luz.

Se houver alteração gradual da coloração das folhas de forma homogênea, tente mudar a planta de local. Mas cuidado, algumas folhagens são naturalmente mais claras ou escuras que outras.

Regar na dose certa
Se possível, cheque a umidade da terra diariamente, colocando o dedo a uns 2 cm de profundidade (não há método melhor!). Se o vaso for pequeno, levante-o e veja se está leve demais, o que indica pouca água. Se necessário, regue até que a água comece a escorrer pela parte de baixo do vaso. Evite deixar a água acumular no pratinho, o que não é bom nem pra planta, nem pra você (lembre-se da dengue).

E lembre-se: plantas morrem mais facilmente por excesso do que pela falta d'água!

Atente-se ao fato de que algumas plantas precisam de mais umidade que outras. Algumas plantas, como os cactos, precisam que a terra fique bem seca antes de regarmos. Outras, como as avencas, precisam de mais umidade, com regas mais freqüentes. Água de menos mata por desidratação, e água demais por sufocamento e apodrecimento.

Retire folhas ou ramos mortos ou doentes periodicamente. Isso ajudará a manter uma boa aparência e também trará mais saúde à sua planta.

Troque de vaso, se necessário
Se você quer que sua planta cresça mais, e as raízes dela já estão ocupando todo o vaso, troque-o por um novo, com um diâmetro de 3 a 5 centímetros maior. Isso pode ser feito virando o vaso de cabeça pra baixo, retirando-se a planta do vaso. Coloque uma camada de material de drenagem (pedras) no fundo do novo vaso e complete com o substrato, que pode ser composto da mistura de partes iguais de terra vegetal, húmus, e areia. Regue bem nos primeiros dias para que a raiz se estabeleça mais facilmente.

Umidade do ar
Aparelhos de ar-condicionado podem tornar o ar seco demais, o que causa desconforto às pessoas, e também a algumas plantas sensíveis.

Fonte:cultivando.com.br

Comentários