Blog

Dicas para economizar na conta da luz

Por:Renildo

ECONOMIA

Pinte o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica. Estima-se que a iluminação seja responsável por uma pequena parcela do consumo de energia do lar (entre 10% e 20%). Porém esta parcela pode ser ainda mais reduzida com a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de alta tecnologia.
Isso sem nenhum prejuízo no nível de iluminação e com uma série de benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente e a diminuição da troca de lâmpadas, pois elas além da economia no consumo, duram cerca de 6 a 10 vezes mais que as incandescentes.

DICAS:

– Limpe regularmente as luminárias e as lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

– Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares nos locais em que elas fiquem acesas mais de 3horas por dia.

– Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

– Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais e outros, para ter mais conforto e economia.

-Coloque mesas, lugares de leitura ou trabalho perto das janelas.

-Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.

– Antes de comprar, pesquise pela internet. Procure as sugestões de sites dos fabricantes, para que possa saber mais sobre uso, instalação, consumo e potência.

– No momento da aquisição de um novo aparelho de iluminação exija o Selo Procel de Economia de Energia, dando preferência aos mais econômicos.

– Em sua próxima compra, verifique e prefira lâmpadas de alta eficiência luminosa (Lm/W), ou seja, lâmpadas que produzem mais luz com menor consumo de energia elétrica.

 

Comentários