03
Out 2019Quer ser um corretor de imóveis?
Se deseja ser um corretor de imóveis, veio ao lugar certo, passaremos algumas informações referentes a essa profissão, que é devidamente regulamentada e exige formação específica para ocupação do cargo.
Muitas pessoas buscam por essa profissão atualmente pela rentabilidade, mas em primeiro plano deve estar sempre o amor ao seu trabalho, antes mesmo de pensar sobre o que ele pode render em nossos bolsos.
Digo isso, pois, um corretor de imóveis para ser bem-sucedido na profissão precisa vestir a camisa literalmente. E vamos a um passo a passo rumo a essa profissão que existe desde 1978, iremos falar mais sobre o que é necessário para atuar no ramo.
Quais as principais funções do corretor de imóveis?
Quando falamos sobre ser um corretor de imóveis, aposto que ainda existem algumas dúvidas referentes a área de atuação no mercado de trabalho. Vamos falar um pouco sobre as funções que você poderá exercer como corretor.
A primeira delas, é a de trabalhar diretamente na venda ou locação de imóveis sendo eles novos, ou usados como profissional autônomo, ou então exercer essa mesma função em uma imobiliária.
O profissional também poderá atuar na captação de novos negócios, procurando imóveis que vão de encontro com as necessidades de seus clientes. Ainda na profissão é possível trabalhar como um avaliador de imóveis.
Também é possível trabalhar como um correspondente imobiliário através do Banco Caixa Econômica Federal, oferecendo diversos financiamentos através dos programas da instituição, que são bem famosos.
E por último, abrir a sua própria imobiliária, é claro que para isso são necessários um pouco mais de esforços por parte do corretor de imóveis, isso pode exigir tempo e algum investimento, mas se for o seu sonho, não abra mão!
Qual o curso para ser corretor de imóveis?
A formação de corretor de imóveis é importante, pois dela depende toda a sua carreira, e a sua inscrição no CRECI que é o registro para atuar na área. São 3 formações que você pode fazer para se tornar um corretor de imóveis.
-
Curso técnico;
-
Tecnológico;
-
Bacharelado.
Curso técnico para ser corretor de imóveis.
O curso Técnico é reconhecido pelo MEC, e tem duração média de 1 ano, no curso se aprende como atuar na compra, venda, e locação de imóveis. Os estudantes saem do curso preparados para o mercado de trabalho.
Curso tecnológico para ser corretor imobiliário.
Esse curso oferece um diploma de nível superior, tem duração de 3 anos, no curso se aprende sobre toda a parte prática e legal dessa profissão. Essa é uma formação mais intensa para área, e vai pesar muito em seu currículo profissional.
Curso de bacharelado para ser corretor de imóveis.
Essa também é uma formação de nível superior, dura 4 anos em média. Se quer ser incrivelmente capacitado na área, essa é a formação mais indicada, nela se aprende muito sobre gerenciamento, e outras informações que você como corretor irá levar para sua vida profissional!
Como obter o seu registro no CRECI?
A licença para exercer a profissão, o tão sonhado CRECI, deve ser requerida por você depois de concluir sua formação na área, você deve se dirigir ao CRECI da sua região para iniciar o processo de emissão do seu registro profissional para atuar como corretor de imóveis.
Não é muito complicado tirar o CRECI, mas à previa separação de alguns documentos ajuda, e a documentação necessária pode variar de um estado para outro, por isso é bom se informar. Mas alguns documentos são básicos, e não podem faltar. Veja!
-
Carteira de Identidade;
-
CPF;
-
Título de eleitor com o comprovante de votação da última eleição;
-
Certificado de reservista, para homens de até 45 anos;
-
Comprovante de residência atual;
-
Diploma do curso técnico ou de nível superior;
-
Comprovante de conclusão do ensino médio;
-
Fotos 3×4 atuais;
-
Comprovante de pagamento da anuidade, emolumentos e taxa expedida pelo CRECI.
Dicas finais para se dar bem na carreira.
A carreira de corretor de imóveis sempre atrai muitas pessoas por causa das comissões altas que são obtidas em algumas transações imobiliárias, e se realmente considerarmos somente o financeiro optamos sem pensar pela profissão.
Mas é importante saber que este profissional dificilmente tem um salário fixo, e como já disse aqui nesse artigo, antes de pensar no financeiro é preciso vestir a camisa, e amar realmente o que escolheu se dedicar, para que de certo.
A remuneração do corretor depende da comissão sobre os contratos fechados, e somente a sua dedicação e amor vão fornecer uma melhor estabilidade na profissão, não é todo mundo que consegue garantir uma renda alta todos os meses, mas você pode chegar lá!
Isso vai depender muito dos diferenciais que cada profissional apresenta, seja sempre atencioso, paciente, e mostre que tem domínio no assunto passando sempre confiança e credibilidade em suas palavras, assim formará sua rede de contatos, e será melhor sucedido. Boa sorte!
Comentários