10
Fev 2017Taxa de endividamento em Fortaleza fica em 61,4%, mais baixa desde 2014
Em Fortaleza, 61,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida em fevereiro, conforme a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O índice, segundo o levantamento, é o melhor resultado desde novembro de 2014, quando o percentual chegou a 58,4%. Em janeiro, a taxa foi de 64,7%.
A diretora institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante, ressalta como ponto positivo a redução do endividamento que vem desde janeiro. "Na hora em que o consumidor diminui as dívidas, ele volta a comprar, tem capital de giro, o que é positivo para o comércio", avalia. "As pessoas estão conseguindo reduzir endividamento com planejamento, estão priorizando o pagamento de dívidas, procuram comprar à vista para ter desconto", aponta.
Apesar desse resultado, a pesquisa destaca que o índice de fevereiro veio acompanhado de leve retrocesso nos indicadores qualitativos do crédito. Entre os consumidores, a proporção com contas ou dívidas em atraso teve crescimento de 1,4%, passando de 19,9%, em janeiro, para 21,3% neste mês.
Com relação ao perfil, os problemas financeiros afetam mais às mulheres (22,7% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (26,7%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (22,3%).
Comentários