Blog

10 maneiras de criar um jardim vertical gastando muito pouco.

Por:Lady
10 maneiras de criar um jardim vertical gastando muito pouco.

O jardim é um elemento importante em qualquer ambiente. Ele deixa o lugar mais alegre, leve e esteticamente mais bonito. Mas se você não tem espaço na sua casa e quer dar um “up” em um ambiente arejado, o jardim vertical é a escolha perfeita! Muito prático de ser feito e gastando bem pouco, você constrói um jardim vertical personalizado, reaproveitando o que você já tem em casa. Confira 10 ideias para te inspirar:

1- Vasinhos Coloridos

Você pode montar um jardim vertical em qualquer parede da sua casa, desde que seja em um ambiente arejado. Basta comprar vasos pequenos coloridos e cultivar flores ou mesmo temperos de cozinha. Ele pode virar sua hortinha particular. Você encontra os suportes para pendurar na parede em lojas de construção na área especializada em jardinagem.

2 – Caixotes de madeira

Utilizar caixotes ou construir caixas de MDF pode ser uma boa alternativa para fazer seu jardim vertical. Eles deixam o ambiente mais estiloso e dependendo da planta escolhida pode ter um jeito mais delicado ou mais rústico. Você pode pregar na própria parede as caixas ou construir um suporte com a mesma madeira como mostra na primeira imagem.

3- Blocos de cimento

Sobrou algum bloco de cimento enquanto você estava construindo ou reformando sua casa? Eles são uma ótima opção para improvisar e criar um jardim vertical. Você só precisa encaixar os seus vasos. As samambaias ficam lindas porque são cheias e preenchem o espaço. Seja criativo!

4- Garrafas Pet

Você pode fazer um jardim vertical sustentável utilizando garrafas pet. Basta pegar a garrafa, lavá-la bem e cortar para que forme um vasinho na horizontal. Então, você só precisa cultivar a plantinha da sua preferência. As flores ficam lindas.

5 – Cano PVC.

Outra maneira eficiente de criar seu jardim vertical é utilizar cano PVC. Ele é barato e fácil de encontrar (qualquer loja de construção) e possui diversos tamanhos e modelos. Você só precisa cortá-lo de forma que pareça um vaso horizontalmente para você colocar suas plantinhas. O suporte pode ser feito de diversos materiais como por exemplo câmeras de Pneu reciclado como mostra a segunda imagem.

6 – Escadas

Você pode também aproveitar uma escada que já está velhinha na sua casa e usá-la como suporte para seu jardim vertical. Daí você compõe seus vasinhos com flores e plantas e pronto! Você pode pintar a escada e deixá-la mais alegre ou mesmo colocar pedaços de madeira para que imite uma prateleira como mostra na segunda imagem. Tome cuidado na hora de pregar as madeiras, hein?!

7- Na parede

Se você está na fase de construção da casa pode pensar em criar seu jardim vertical dentro da sua casa. Além de deixar o ambiente bonito, fica super moderno. Os vasos com as plantas ficam dentro da parede. A escolha de plantas que são mais cheias preenche todo espaço escondendo a parede aberta. Legal, né?

8 – No teto

E se pendurar no teto? Pode ser uma ótima solução para você que não tem espaço, além de servir como decoração do ambiente. A vantagem que você pode pendurar os vasos do jeito que você quiser. Os painéis de madeira você encontra em lojas de reforma e construção.

9 - Painéis de madeira

O painel de madeira pode ser uma boa opção para criar um jardim vertical. Em lojas de construção você encontra esse painéis pronto e então é só pendurar seus vasinhos preferidos. O legal é que você consegue personalizar do jeito que você quiser.

10- Seja criativo!

Na hora de montar seu jardim vertical, use e abuse da sua criatividade. Quanto mais reaproveitar utensílios na sua casa, mas autêntico ficará seu jardim.

Comentários