08
Mai 20234 maneiras para planejar e reformar a casa sem complicação.
Reformas são conhecidas por serem uma fonte de problemas, principalmente quando são realizadas com pessoas morando no local. Entretanto, elas não precisam ser um bicho de sete cabeças como muitos pensam.
É por isso que, neste post, reunimos 4 ótimas dicas para fazer uma reforma em casa, inclusive sem precisar deixar o local por um determinado período. Acompanhe e desfrute de cada uma das sugestões!
1. Faça um planejamento da reforma.
Primeiro, faça uma boa análise do estado da sua casa e veja o que precisa passar por uma reforma. Liste as alterações que quer que sejam feitas em cada cômodo e passe todos os detalhes para a equipe que vai ajudar com o serviço.
Sabendo o que precisa ser feito, chega a hora de definir os valores, tanto da mão de obra quanto dos materiais. Veja se esse preço máximo está dentro do seu orçamento e deixe-o bem delimitado. Assim, evita gastar com o que não deve.
Outro ponto importante que você precisa checar é quanto aos materiais que serão utilizados e os procedimentos realizados durante a reforma. Alguns processos vão exigir um afastamento da casa por uns dias, seja pelo cheiro forte de produtos, seja por outras razões. Lembre-se de checar se há essa necessidade e, se sim, procure um lugar para ficar durante o período.
2. Atente-se à segurança.
Ter o acompanhamento profissional e com segurança é fundamental para garantir que a sua reforma seja um sucesso e evitar complicações. Nesse caso, busque pessoas qualificadas e experientes no mercado. Vale a pena procurar empresas que montam equipes especializadas no tipo de reparo e alteração que você pretende fazer em sua casa, facilitando todo o processo.
Além disso, dependendo do serviço que deseja que seja realizado em sua casa, é interessante contar com a ajuda de arquitetos e engenheiros para avaliar as melhores opções para os ambientes disponíveis.
3. Contrate mão de obra profissional.
Nós brasileiros temos sempre a mania de dar um “jeitinho” em tudo, mas quando o assunto é segurança, o melhor é agir com cuidado. Na hora de contratar os funcionários, procure saber como é feita a proteção e fique de olho se estão usando os equipamentos corretamente. Uma boa opção é colocar essa condição no contrato, mesmo se for uma obra pequena.
O planejamento e a organização trazem segurança e economia para seu empreendimento, com materiais armazenados de forma correta é menor o risco de acidentes com os funcionários e com as próprias pessoas que transitam no local.
Lembre-se sempre de que investir em segurança na reforma da casa resultará em mais eficiência e sucesso na sua obra.
4. Use material de qualidade.
A escolha dos materiais que serão utilizados para reformar a casa vai interferir diretamente na qualidade do projeto e no orçamento, e a escolha deve ser feita considerando a especificidade do local. Por exemplo, existem tintas específicas para áreas internas e externas, tipos de telhas que se adequam a diferentes tipos de clima, enfim, a escolha dos materiais deve ser feita de maneira criteriosa.
Além disso, é recomendável que você faça pesquisas de preço antes de realizar a compra dos materiais. Os valores costumam variar dependendo do lugar de compra e você pode economizar bastante se fizer uma boa comparação de preços até tomar a decisão final e efetivar a compra.
Viu só como é possível reformar a casa morando nela? Você só vai precisar se planejar e manter a organização dia após dia. Experimente se concentrar nos benefícios que isso tudo vai trazer e no sonho de ter os ambientes renovados.
Comentários