Blog

5 dicas essenciais para quem está procurando imóveis para alugar pela primeira vez

Por:Conteudo
5 dicas essenciais para quem está procurando imóveis para alugar pela primeira vez

Sair da casa dos pais é um passo muito importante para todo mundo. Após esse processo você se torna mais independente e financeiramente consciente. Entretanto, a experiência pode ser traumática se você não tiver cuidado. A Fiducial te ajuda a encontrar imóveis para alugar com segurança e evitando surpresas desagradáveis, confira as dicas no artigo abaixo!

Liste as suas prioridades e visite imóveis 

A primeira coisa a se fazer antes mesmo de procurar imóveis para alugar é listar as necessidades e prioridades. Liste as suas necessidades e as da sua família por ordem de prioridade e esteja ciente que talvez seja necessário fazer algumas concessões.

Por exemplo, se você tem um carro, vai querer um imóvel com garagem. Outro exemplo é no caso de quem tem filhos: eles dormirão todos no mesmo quarto, será um quarto para as meninas e outro para os meninos ou cada um terá o seu quarto? Esteja atento a todos os detalhes.

Atente-se aos gastos

Morar sozinho (ou com amigos) é bastante libertador, mas essa liberdade vem com custos e responsabilidade financeira. Se você está procurando imóveis para alugar pela primeira vez é essencial que entenda os custos que envolvem um aluguel, são eles: IPTU, aluguel, água, gás, luz, condomínio (no caso de apartamentos), além dos gastos pessoais com alimentação, lazer e roupas, por exemplo. 

Liste todos esses gastos antes de se comprometer com um aluguel para não se endividar ou até mesmo para ter uma melhor noção dos imóveis que estão ao alcance do seu orçamento. 

Visitas e vistorias 

Pesquise por imóveis nos bairros de seu interesse levando em consideração a acessibilidade, a distância do trabalho e escola, caso tenha filhos, supermercado e outros estabelecimentos importantes. Durante as visitas analise a estrutura do imóvel, procure por rachaduras na fundação, peça informações sobre a hidráulica e a fiação, além de avaliar as áreas que o locatário evita que você acesse e analisar o histórico do proprietário. 

Fiador e caução

Em locações de imóveis mais formais (e com isso, mais seguras) é comum que seja solicitado um fiador que tenha um imóvel em seu nome e que não esteja com o nome sujo. 

Já a caução é um valor que deve ser pago ao proprietário, geralmente essa quantia é equivalente a três meses de aluguel ou mais. No final do contrato o valor da caução pode voltar para você ou você pode usá-lo para parar os três últimos meses de aluguel. O fiador e a caução servem como garantias para o proprietário do imóvel.

Contrato de aluguel

A última etapa do processo de aluguel de um imóvel é a assinatura do contrato. No documento deve estar o tempo mínimo de locação para que não seja cobrada uma multa de você. Atente-se a atual situação do imóvel, os danos já observados devem constar no contrato para que não sejam cobrados de você depois. 

Realize o seu sonho de sair da casa dos pais com a Fiducial!

A Fiducial Imobiliária está hoje entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará, com mais de 38 anos de experiência no mercado imobiliário! Aqui na Fiducial você encontra vários tipos de imóveis nos melhores bairros de Fortaleza e região metropolitana com faixas de preços competitivas para garantir a sua moradia sem pagar preços absurdos por isso. 

Procurando imóveis para alugar com segurança, acessibilidade, conforto e pelo preço justo? Clique aqui e conheça os imóveis disponíveis na Fiducial!

Leia também: Casa ou apartamento? Saiba como escolher.



Tags
Comentários