Blog

Comprar ou alugar? Entenda o que funciona melhor para você na hora de escolher um imóvel

Por:Conteudo
Comprar ou alugar? Entenda o que funciona melhor para você na hora  de escolher um imóvel

A conquista da casa própria é um momento de muita expectativa e grandes decisões. Nem sempre o que vale a pena para o outro é a escolha certa para você e foi pensando nisso, que reunimos aqui, alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar ou alugar um imóvel.

Para algumas pessoas, a decisão pode parecer simples, já que adquirir um imóvel próprio "para toda a vida" parece mais sensato. No entanto, há quem considere que pagar aluguel enquanto investe seu dinheiro de outras formas, valha muito mais a pena.

Confira a seguir alguns fatores determinantes que podem ajudar você a tomar a melhor decisão.

1. Analise sua situação financeira

Sem dúvidas, o primeiro passo para a compra ou locação de um imóvel é analisar a situação financeira do momento. De nada adianta listar todos os detalhes da sua casa ideal se você não terá condições de arcar com o investimento.


Certifique-se de estar financeiramente preparado, avalie as possibilidades de pagamento junto a uma equipe especializada e discuta como será feita a entrada. Você prefere entrar com a quantia mínima e começar o financiamento mais rápido ou economizar mais um pouco e dar uma entrada maior? Tudo vai depender da sua situação financeira.

2. Compare os custos de aluguel e compra

Seja qual for o objetivo, antes de fechar negócio em um imóvel, ter um planejamento financeiro é fundamental. Coloque as emoções de lado e deixe a razão guiar sua escolha através de um ponto de vista matemático.


Compare os custos de aluguel e compra na sua região com regiões vizinhas e não esqueça de levar em consideração o tempo que você pretende residir no imóvel. Se precisar de ajuda com isso, contate um dos nossos colaboradores.

3. Leve seu estilo de vida em consideração

Onde você pretende estar em cinco anos? Se você espera fazer muitas viagens, vivendo em cidades diferentes, talvez a compra não seja a decisão certa para você.


Seu estilo de vida combina mais com uma casa ou apartamento? Você gosta de ruas movimentadas ou prefere uma vizinhança tranquila? Em que andar você gostaria de morar? Considere também a manutenção da casa e os custos periódicos, além de burocracias financeiras como seguro e impostos sobre a propriedade.

Entenda como escolher o andar ideal para se morar clicando aqui.

Afinal, comprar ou alugar?

Se você se encontra em uma situação financeira sólida, quer construir e fortalecer seu patrimônio ao longo dos anos, sonha em personalizar o imóvel do seu jeito, valoriza estabilidade, segurança e planeja residir no mesmo lugar por muito tempo, então talvez a compra seja a escolha certa para você.

No entanto, se você não tem condições de dar entrada em um imóvel no momento, gosta de ter custos de vida fixos e preza por uma rotina mais flexível e liberdade financeira, talvez o aluguel seja a melhor opção.

A decisão de compra ou locação é muito relativa, dependendo totalmente da sua situação financeira e dos seus objetivos de vida. Realizar o sonho da casa própria pode transmitir uma sensação de controle e segurança, mas pode não ser a melhor alternativa para você a longo prazo. Assim como a vida de aluguel também pode não valer a pena.

Avalie os fatores listados acima, calcule os números e leve em conta seu estilo de vida. Seja qual for sua decisão, a Fiducial Imobiliária pode te ajudar.

Pensando em alugar ou comprar imóvel? Conte com quem tem mais de 40 anos no mercado.

Agora que você conhece todos os benefícios de se ter uma varanda gourmet, é hora de adquirir a sua! A Fiducial Imobiliária está hoje entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará. Com seriedade, credibilidade, profissionalismo e ética prestamos serviços nas áreas de Administração, Locação e Venda de Imóveis. Seja na hora de comprar, alugar ou vender, fale com a gente e garanta um negócio com mais vantagens para você. Temos uma equipe especializada e capacitada para atender você e prestar toda a assessoria necessária. Conte com a gente.

Nossos colaboradores são profissionais experientes e comprometidos que zelam pelo bom atendimento. Solicite maiores informações.

Tags
Comentários