21
Nov 2016Dicas para limpar a casa com naturais e ecológico
Sabia que existem formas de manter a limpeza da sua casa de uma maneira sustentável e econômica?
Existem alternativas viáveis que estão facilmente a seus alcance. Confira algumas dessas alternativas de limpeza mais ecológica:
Bicarbonato de sódio – Pode ser utilizado para limpar quase tudo numa casa. dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágue). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver
Água com gás – Muito eficaz na remoção de algumas nódoas e sem qualquer efeito prejudicial ou tóxico para a nossa saúde.
Sumo de limão – A sua acidez ajuda a dissolver e aclarar manchas e nódoas, ao mesmo tempo que também é um excelente desinfectante natural. O sumo de limão, diluído, pode ser usado para remover sujeira de superfícies, especialmente gorduras.
Sal – O sal puro é extremamente eficaz na remoção de odores de sapatos e evita que se fixem manchas nos tecidos.
Óleo vegetal – Uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. É também um produto muito eficaz para dar mais brilho a objectos de ferro ou de latão e para prevenir o aparecimento de ferrugem.
Vinagre (de vinho branco) – Quase tão eficaz quanto o bicarbonato de sódio, as suas aplicações na limpeza da casa também podem ser diversas. Com um conteúdo de acido semelhante ao do limão, serve também para os mesmos fins e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo acrescentar óleos essenciais para disfarçar o seu cheiro. No entanto, os vinagres mais fortes podem provocar enxaquecas em algumas pessoas mais sensíveis, por isso é provavelmente boa ideia aplica-lo com alguma cautela e evitar a inalação dos seus vapores.
Comentários