Blog

Jardinagem em apartamentos para iniciantes

Por:Dorian
Jardinagem em apartamentos para iniciantes

Só porque você mora em um apartamento, sem um gramado, não significa que você precisa sacrificar sua saúde e prosperidade mental evitando a ideia de possuir um jardim em seu apartamento.
Olhe ao redor e não deixe passar as possibilidades e oportunidades que seu apartamento pode oferecer. Canteiros para jardinagem em apartamentos podem assumir muito mais formas do que aquelas que exigem que você tenha um amplo terreno para plantar.
Se você tem uma varanda, parapeito, pátio, jardineira ou apenas algumas janelas ensolaradas, você já pode tirar proveito das técnicas de jardinagem de apartamentos que farão com que você se sinta mais saudável e feliz. Veja!

Regra de ouro para um jardim de apartamento.

Seguindo alguns passos simples é possível começar. A técnica da jardinagem é fácil, porém alguns tipos de plantas requerem maior atenção do que outras e todas precisam do equilíbrio correto e de cuidados para crescerem saudáveis e se manterem lindas.
Depois de localizar onde você deseja colocar suas plantas escolha os recipientes que você usará. Existem diversos tipos de utensílios que podem ser comprados em lojas, desde baldes, vasinhos, cestos pendurados ou plantadores de janelas.

O que você está esperando para começar?

Admita, você já olhou para algum local do seu apartamento que é bem arrejado, tem bastante acesso a luz do sol e imaginou como ficaria seu jardim dos sonhos!?. Talvez você já tenha até idealizado suas plantinhas verdes e lindas crescendo!

Se você ainda não está convencido de que a jardinagem em apartamentos é para você vamos explorar alguns tipos de plantas que são mais simples de serem cultivadas.

Certifique-se, sempre, em pesquisar bastante sobre o tipo de planta que você está escolhendo antes de tomar sua decisão final, pois cada uma pode chegar a um tamanho diferente e ter uma necessidade específica de iluminação, adubagem e água.

Ideias de plantas mais simples para o seu jardim em apartamento.

Ervas e hortelã.
Ervas e hortelãs são provavelmente as plantas comestíveis mais fáceis de começar. Elas florescem em recipientes menores e podem ser cultivadas o ano todo usando iluminação indireta.

Verdes e alface.
Variedades de chicória, rúcula, espinafre, couve e alface não apenas fornecerão a você um suprimento infinito de verduras para salada mas também iluminarão seu espaço com tons de verde.

Tomates.
Os tomates são fáceis de cultivar mas preferem áreas ensolaradas e iluminadas. Certifique-se de que eles receberão a luz do sol que merecem para produzir os frutos que você deseja.

Morangos e Mirtilos.
Os morangos e os mirtilos amam solos ácidos, portanto, considere o uso de solo específico para essas plantas. Os morangos produzem muito por temporada para que você possa saborear frutas frescas regularmente.

Necessidades das plantas.

Como todos os organismos vivos as plantas têm necessidades básicas de sobrevivência e você deve considerar esses princípios antes de fazer sua escolha.
A maneira mais fácil de determinar suas necessidades específicas é ler as informações que acompanham sua planta ou pacote de sementes. Seguindo esse guia você não terá como cometer erros.

Luz solar.
Algumas plantas se saem bem com luz indireta forte o dia todo e outras precisam de no mínimo 5 horas de luz solar direta. Depende muito de qual variedade de planta você escolheu.
A luz solar incorreta não significa que você prejudicará sua planta, porém pode ser que não obtenha o resultado desejado em relação à produção de flores, frutos ou vegetais esperado.

Água.
Tudo precisa de água para sobreviver, porém o excesso de água pode causar a morte das plantas. Uma maneira de combater isso é não regar sua planta até que duas polegadas principais do solo estejam secas.

Vantagens da jardinagem em apartamentos para sua saúde.

Ocasionalmente a vida em apartamentos pode parecer diferente, confinada. Abrir as janelas e portas pode melhorar a qualidade do ar e a entrada de luz solar, maior fornecedor da vitamina D.
A prática da jardinagem em apartamentos além de alegrar e iluminar o ambiente, alivia o estresse, a ansiedade e fornece um foco intencional, além de ajudá-lo a comer de forma mais saudável, economizando dinheiro nesse processo!

Pronto para começar?

A essa altura espero que você tenha deixado de lado suas reservas sobre ter um jardim em apartamento e esteja ansioso para tornar a jardinagem o seu mais novo projeto de vida.
É uma tarefa incrivelmente benéfica que auxilia na saúde física e mental, como falamos, além de proporcionar uma atmosfera mais agradável e estética adicional. Experimente!

Comentários