25
Abr 2022Tudo o que você precisa saber sobre a taxa de condomínio
Se você deseja morar em condomínio, precisa estar ciente de que será necessário realizar o pagamento da taxa condominial. Essa contribuição é uma despesa recorrente dos condôminos onde o principal objetivo é garantir o bom funcionamento do empreendimento.
Porém, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a aplicabilidade do montante recolhido.
Preparamos um conteúdo completo com tudo sobre a taxa de condomínio. Confira!
-
O que é a taxa condominial?
A taxa condominial é a contribuição mensal que todo condômino deve pagar para ter direito de permanecer no condomínio e utilizar as dependências do empreendimento. Além do mais, essa contribuição serve também para custear o pagamento dos colaboradores que trabalham na função de zelador, porteiro e manutenção das áreas comuns.
-
A taxa de condomínio é obrigatória?
Sim! Todos os condôminos são obrigados a pagar pela taxa.
-
O que acontece se não pagar a taxa condominial?
As medidas decorrentes da falta de pagamento podem variar de acordo com cada condomínio. São medidas de advertência: pagar multa e juros por atraso, ser negativada e o CPF incluído nos sistemas de proteção ao crédito, ser impedido de votar nas assembleias no condomínio e até mesmo perder o imóvel.
-
Como é definido o valor da taxa de condomínio?
1. Contas comum do condomínio
Os custos mensais de energia elétrica e água utilizados nas áreas comuns são algumas das despesas pagas pelo recolhimento da taxa de condomínio. Se o condomínio oferece wi-fi nos espaços comuns, este custo também é incluso na taxa condominial.
2. Pagamento de colaboradores do condomínio
O pagamento dos funcionários do condomínio representa a maior parte dos gastos mensais. Décimo terceiro, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, rescisão e benefícios, além de horas extras e vale transporte são despesas de pagamentos dos colaboradores do condomínio.
3. Manuntenção e estrutura do condomínio
A manutenção de elevadores, piscinas, jardins, pintura, entre outros serviços, compõe os gastos do condomínio. Além disso, é essencial preservar as áreas comuns, pois são de uso coletivo.
-
Como é calculado o valor do condomínio?
Quanto mais unidades de casas ou apartamentos existirem no condomínio, mais barato será a taxa condominial. Isso acontece pois a soma de todos os gastos que envolvem o condomínio é rateada por cada morador. Para calcular o valor da taxa de condomínio referente a cada unidade, é preciso verificar 3 pontos para definir o custo envolvido:
- Despesas ordinárias (custo fixo);
- Fundo de reserva (semelhante a poupança, serve para utilizar em imprevistos);
- Despesas extraordinárias.
Deseja alugar ou comprar um imóvel? A Fiducial Imobiliária tem o negócio mais vantajoso para você.
A Fiducial Imobiliária está, hoje, entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará. Com seriedade, credibilidade, profissionalismo e ética prestamos serviços nas áreas de Administração, Locação e Venda de Imóveis.
Está precisando de auxílio na busca da sua nova moradia? Nossos colaboradores são profissionais experientes e comprometidos que zelam pelo bom atendimento.
Não perca tempo, clique aqui e solicite maiores informações.
Comentários