Blog

Outubro Rosa – Saiba como se prevenir do câncer de mama

Por:Dorian
Outubro Rosa – Saiba como se prevenir do câncer de mama

 

O que é o câncer de mama?

Câncer de mama é o nome dado a um grupo de tumores que resultam da multiplicação anormal das células da glândula mamária. É o tipo de câncer que causa maior número de mortes em mulheres, sendo que a idade mais frequente de diagnóstico é entre os 40 e 60 anos. Sua incidência tem aumentado nos últimos anos, mesmo entre mulheres mais jovens.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Em sua fase inicial, o câncer de mama pode não causar sintomas, apresentando alterações visíveis somente na mamografia. À medida que o câncer se desenvolve, pode ocorrer a formação de nódulos ou áreas mais endurecidas na mama, saída espontânea de secreção sanguinolenta do mamilo, alteração da pele da mama, que fica mais grossa ou avermelhada, aparecimento de gânglios endurecidos na axila e a retração do mamilo. Dor mamária nem sempre acompanha esses sintomas.

Qual a importância do autoexame das mamas?

O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente, a partir dos 20 anos de idade, uma semana após o período menstrual, palpando-se as mamas durante o banho e também na posição deitada. Caso for notada alguma alteração que não tenha correspondência na mama oposta, o médico deve ser procurado. Como o autoexame detecta apenas tumores maiores, não deve ser utilizado como única forma de detecção do câncer de mama. Sua realização é um método complementar à mamografia e ao exame clínico, servindo também como forma de autoconhecimento corporal.

Listamos aqui 10 dicas pra se prevenir do câncer de mama e ajudar a conscientizar parentes e amigos sobre a doença.

  1. Tenha uma alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e verduras. Lentilha, feijão branco e grão-de-bico são algumas leguminosas que ajudam a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos.
  2. Mulheres acima de 40 anos precisam fazer mamografia a cada 2 anos. Principalmente aquelas que têm histórico da doença na família.
  3. Mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal. Não é recomendável, porém, se precisar, faça-o sob orientação médica.
  4. Não fume. Pesquisas afirmam que fumar aumenta em muito as chances de se ter câncer de mama.
  5. Faça o autoexame. Não dispense-o, pois cerca de 80% dos casos são descobertos por ele. O câncer de mama é silencioso. Sem sintomas, portanto. Por isso é tão importante fazer sempre o autoexame.
  6. Não beba. Mesmo que em pequenas doses ou esporadicamente, o consumo de bebida alcoólica aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, principalmente se for associada ao tabaco.
  7. Pratique uma atividade física e saia do sedentarismo. Mulheres obesas produzem maiores quantidades de estrogêneo, que é um hormônio feminino ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos.
  8. Tome um banho de sol de 10 minutos antes das 10h e depois das 16h. O sol aumenta a produção de vitamina D do corpo, o que reduz pela metade os riscos de se ter câncer de mama.
  9. Sopa de tomate e suco de cenoura. Faça essa refeição pelo menos 2 vezes por semana. Além de muito nutritiva, ela fornece antioxidantes que reduzem os riscos de câncer de mama.
  10. Amamente. Mulheres que amamentam durante mais tempo reduzem os riscos de câncer de mama, segundo pesquisas.

Além das dicas acima não esqueça o autoexame e as consultas periódicas ao ginecologista. Cuide-se! Não deixe para depois, o câncer de mama tem 90% de chance de cura (quando diagnosticado em fase inicial).

Compartilhe com suas amigas e qualquer dúvida ou sintoma consulte o seu médico.

Comentários