Blog

Como fazer um planejamento financeiro para comprar uma casa ou apartamento

Por:Conteudo
Como fazer um planejamento financeiro para comprar uma casa ou apartamento

Se você sonha em comprar uma casa ou apartamento, com toda certeza já deve estar buscando formas de se organizar financeiramente. Uma ótima estratégia é realizar um planejamento financeiro em torno desse objetivo específico, saiba como fazê-lo no artigo logo abaixo!

 

Organizando as finanças

Para muitas formas de pagamento você precisará comprovar renda e até mesmo ter um bom score de crédito. Dificilmente uma pessoa com o score de crédito baixo consegue ser aprovado pelas instituições financeiras em casos de financiamento, por exemplo. Portanto, o primeiro passo do seu planejamento financeiro é organizar as suas finanças. 

 

Para ter um bom score, pague suas contas sempre em dia, utilize o cartão de crédito com sabedoria e evite ser negativado. Você pode ficar atento ao site do Serasa para se certificar de que o seu score é positivo e até mesmo para se precaver em casos de fraude, evitando ter seu nome negativado por contas que você não fez.

 

Além disso, organize todas as suas contas levando em consideração os custos fixos, como internet, por exemplo, e os custos variáveis, além de deixar pré estabelecidos limites de gastos incluindo lazer, vestuário, alimentação e afins. A ideia é que você possa economizar ao máximo todo mês sem ultrapassar esse limite.

 

Analise as opções de pagamento

Há diversas opções de pagamento para quem quer comprar uma casa ou apartamento. Dentre elas, as mais comuns são à vista, via consórcio ou financiamento. Você precisará levar em consideração cada uma dessas opções na hora de fazer o seu planejamento financeiro, confira:

 

Financiamento

No caso do financiamento, é necessário dar uma entrada de pelo menos 20% do valor do imóvel, além dos juros de compras parceladas, que podem oscilar de 5% a 12% a depender da atual taxa de juros aplicada no país. Nessa modalidade, a compra do imóvel sai bem mais caro do que o valor do crédito adquirido. Entretanto, assim que aprovado, o valor já é liberado para a compra.

Consórcio

No consórcio, ao comprar um imóvel, você não precisa dar um valor de entrada. Ou seja, você pode comprar um imóvel 100% parcelado. Além disso, no consórcio imobiliário o valor do crédito que você recebe para comprar o imóvel é parcelado, e você não paga juros sobre esse valor. 

 

Entretanto, é necessário pagar pelos valores administrativos, que ficam na casa de 2% ao ano em média e ainda, nessa modalidade você só recebe o valor do investimento ao ser contemplado, o que pode ocorrer por leilão ou sorteio.

À vista

Para comprar uma casa ou apartamento à vista você terá que realizar um planejamento financeiro com o máximo de detalhes de gastos possível. Uma estratégia que pode te ajudar é o desafio das 52 semanas, no qual toda semana você deve guardar o dobro de dinheiro da semana passada. Sendo assim, se você resolver começar com R $1, na segunda semana deve guardar R $2, e assim sucessivamente. Ao final das 52 semanas, seu saldo será de R $1.378.

 

Outra alternativa para que você possa comprar seu imóvel à vista é o uso do saldo do FGTS que é permitido para a aquisição de imóveis ou construção em terreno próprio.

 

Escolhida a forma de pagamento e quitadas as pendências, é hora de definir metas a curto e longo prazo. 

Defina em quanto tempo você quer alcançar o seu objetivo, seja ele a compra à vista, financiamento ou consórcio. A partir daí você terá que estipular metas, reduzir 25% dos gastos mensais, ou qualquer outra porcentagem que seja viável para você. Uma boa opção para atingir o seu objetivo mais rápido é tentar obter uma renda extra, seja pela venda ou revenda de produtos, ou até mesmo dando aulas dentro da sua área de atuação.

 

Realize o sonho do imóvel próprio com a Fiducial 

A Fiducial Imobiliária está hoje entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará. Trabalhamos com seriedade, credibilidade, profissionalismo e ética e com isso somos referência na prestação de serviços de Administração, Locação e Venda de Imóveis.

Buscamos periodicamente a reciclagem e o aprimoramento dos nossos métodos de trabalho. Acreditamos que o caminho do crescimento é proporcionar aos seus clientes, colaboradores e fornecedores a credibilidade e tranquilidade desejada.

 

E para ajudar você a realizar o seu sonho, a Fiducial conta com as melhores opções de imóveis do mercado, com os melhores preços para você ter mais qualidade de vida e segurança, clique aqui e conheça!

Comentários