Blog

Caução: Saiba tudo sobre o valor solicitado antes do aluguel de um imóvel - Fiducial Imobiliária

Por:Conteudo
Caução: Saiba tudo sobre o valor solicitado antes do aluguel de um imóvel - Fiducial Imobiliária

Se você está na procura de um imóvel para alugar, com certeza você já ouviu falar do temido ‘’caução’’. Mas você sabe detalhadamente como funciona esse valor cobrado? São tantas informações que passam despercebidas e a dúvida continua, não é mesmo?  Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.  

Leia.

 Para alugar um imóvel, a maioria dos proprietários exigem do locatário uma quantia em dinheiro como garantia caso ocorra algum problema com o pagamento do aluguel. Essa quantia em dinheiro tem o nome de caução. Esse depósito é regulamentado pela Lei do Inquilinato (nº 8.245/1991).

Saiba como funciona a caução do aluguel

As informações quanto ao termo de garantia de aluguel precisam estar no contrato de locação. Na maioria das vezes, esse valor equivale ao valor de três aluguéis.  Porém, é possível que seja exigido um valor bem menor. A forma de pagamento pode ser negociada. Algumas das modalidades são dinheiro em espécie, transferência bancária, cheque e entre outros. 

Fique atento! De acordo com a Lei do Inquilinato a caução em dinheiro não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel.

O valor da caução pode ser utilizado em algumas situações como:

  • Caso o locatário deixe de pagar o aluguel;
  • Para cobrir danos por falta de zelo com o imóvel;
  • Pagar multas por quebra de contrato;
  • Possíveis reformas necessárias.

 

Vale ressaltar que para a utilização da caução, é necessário a aprovação do locador ou da corretora de imóveis.

Caso o dinheiro não seja utilizado, o proprietário do imóvel deverá fazer a devida devolução do valor corrigido. Essa devolução não tem prazo para acontecer, mas geralmente é feita logo após a vistoria do imóvel após o fim do contrato.  

Vantagem x Desvantagem do caução

A vantagem é a possibilidade de reembolso após o fim do contrato e tranquilidade financeira durante sua vigência, já a desvantagem, é a exigência de um valor em dinheiro imediato e, muitas vezes, não cabe no orçamento do inquilino. 

Para auxiliar você na procura por um imóvel ideal, busque por uma imobiliária com seriedade, credibilidade, profissionalismo e ética, prestando serviços nas áreas de administração, locação e venda de imóveis.

Quando precisar comprar, alugar ou vender um imóvel, fale com a Fiducial Imobiliária! 

A Fiducial Imobiliária está hoje entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará. Seja na hora de comprar, alugar ou vender, fale com a gente e garanta um negócio com mais vantagens para você. Aqui temos aluguel sem burocracia, além de uma equipe especializada e capacitada para atender você e prestar toda a assessoria necessária. Conte com a gente.

Nossos colaboradores são profissionais experientes e comprometidos que zelam pelo bom atendimento. Solicite maiores informações e venha para a Fiducial Imobiliária!

Tags
Comentários