Blog

Tudo sobre a escritura de imóvel para quem tá procurando casas á venda

Por:Conteudo
Tudo sobre a escritura de imóvel para quem tá procurando casas á venda

Se você está procurando casas à venda e ainda não sabe do que se trata a escritura de imóvel ou para quê ela serve, essa é a sua oportunidade para entender melhor a importância desse documento. É só continuar a leitura a seguir. 

A escritura de compra e venda garante a segurança da transação para ambas as partes.

A escritura de um imóvel é um documento no qual consta e oficializa a decisão de duas pessoas de negociarem um imóvel. A escritura pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas e tem como principal objetivo a formalização das obrigações do negócio para ambos os envolvidos e efetivar a realização da compra e venda do imóvel em questão. A escritura deve ser feita logo após a compra e venda do imóvel, já que é ela quem vai comprovar a transação do imóvel.

Como a escritura de imóvel é feita?

A escritura de imóvel deve ser feita em um Cartório de Notas, recebendo o aval do tabelião de notas após oficializado o processo. Nos casos em que a aquisição do imóvel é feita por meio de financiamento, a própria instituição financeira responsável pelo crédito se encarrega de providenciar a escritura. É importante ressaltar que a escritura e o registro de imóvel são duas documentações diferentes. 

Além da escritura de imóvel eu também preciso do registro?

Sim, pois a escritura só lhe dá a garantia da compra do imóvel. A propriedade do imóvel só será sua quando houver o registro dele em seu nome. O registro deve ser feito logo após a escritura, no Cartório de Registro de Imóveis, onde deve constar o histórico de proprietários do imóvel que você está adquirindo. Só após esse registro é que o imóvel passa a ser seu de verdade. Sendo assim, a escritura é o início do processo de aquisição do imóvel, enquanto o registro é a consolidação da propriedade.

Proteja-se o seu investimento contra golpes, fraudes e estelionatários

Atenção, muitos criminosos utilizam a falta de conhecimento das pessoas sobre os processos de compra e registro de imóvel para realizar golpes, vendendo a mesma casa para várias pessoas, assim, apenas um dos compradores será realmente o dono do imóvel e será o que realizar o registro primeiro no Cartório de Registro de Imóveis. Por isso, a ajuda de uma imobiliária durante o processo de compra e registro de imóveis é tão importante, para garantir a segurança do seu investimento, e evitar fraudes e situações estressantes. 

Com a Fiducial a sua compra é segura e com toda a documentação exigida por lei, conheça a imobiliária que realiza sonhos!

A Fiducial Imobiliária está hoje entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará, com mais de 38 anos de experiência no mercado imobiliário! Aqui na Fiducial você encontra vários tipos de imóveis todos com as documentações regularizadas para garantir a segurança da sua compra. Com seriedade, credibilidade, profissionalismo e ética prestamos serviços nas áreas de Administração, Locação e Venda de Imóveis.

Quer comprar o seu imóvel em um bairro seguro, com acessibilidade, economia e sem estresse? Clique aqui e conheça as casas à venda na Fiducial!

Tags
Comentários