Blog

Animais em apartamento: conheça as regras

Por:Conteudo
Animais em apartamento: conheça as regras

Morar em apartamento requer alguns cuidados necessários e, principalmente, REGRAS! Uma das discussões de quem mora nesse tipo de imóvel é a presença de animais de estimação. Mau cheiro, barulho e circulação do animal nas áreas comuns são constantes reclamações em assembléias de condomínios. Há pessoas que de forma alguma concordam com a presença dos bichinhos em condomínios. Mas você sabia que existe legislação que regulamenta a presença de animais em apartamentos?

Leia nosso conteúdo completo e confira tudo o que você precisa saber sobre a presença de animais em apartamentos.

- O que diz a legislação?

Segundo a Constituição Federal (Art. 5º, XXII e Art. 170, II), o cidadão tem o direito de ter animais em casa ou apartamentos. Porém, a permanência desses animais não pode atrapalhar ou colocar em risco a vida dos outros moradores. Não existe lei que proíba a presença de animais em apartamento.

- É importante consultar as regras do condomínio antes de morar?

Sim! Cada condomínio pode instituir suas regras. Isso implicaria somente na decisão da presença de pets nas áreas comuns dos condomínios e na quantidade de animais que cada apartamento pode possuir. Fique atento aos seus direitos e deveres! A proibição de criação de animais é contra a lei. Se você estiver no processo de compra ou aluguel do seu apê, questione todas as regras do empreendimento. Evite constrangimentos e chateações futuras.

Quais os deveres do tutor?

Os tutores de animais precisam exercer alguns deveres como:

  1. Mantenha o animal sempre próximo ao corpo, isso irá garantir a segurança de todos os condôminos;
  2. Utilize focinheira no seu animal. Esses acessórios são obrigatórios em animais de grande porte ou mais agressivos;
  3. Limpe os dejetos do seu cão. Essa medida é super importante, visto que irá evitar a transmissão de doenças entre os moradores; 
  4. Treine seu animal para que não tenha latidos e barulhos constantes, pois podem incomodar os condôminos.

Dicas para você que tem animais em apartamentos

Se você tem ou pretende ter animais em apartamento, confira algumas dicas.

  • Faça a instalação de telas de proteção;
  • Dê banhos regularmente no seu animal e evite mau-cheiros;
  • Corte as unhas do seu gatinho ou cachorrinho sempre que necessário;
  • Reserve um lugar para ele dormir.

Fique atento aos seus direitos e deveres! A proibição de criação de animais é contra a lei. Se você estiver no processo de compra ou aluguel do seu apê, questione todas as regras do empreendimento. Realize o sonho de ter um lugar para morar, sem decepções.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir também: Principais vantagens de morar em condomínio.

Na Fiducial Imobiliária você tem tranquilidade na hora de comprar ou alugar seu imóvel!

A Fiducial Imobiliária está, hoje, entre as maiores e mais eficientes imobiliárias do Estado do Ceará. Com seriedade, credibilidade, profissionalismo e ética, prestamos serviços nas áreas de Administração, Locação e Venda de Imóveis.

Está precisando de auxílio na busca da sua nova moradia? Deseja um empreendimento completo para você e sua família, incluindo seu pet? Entre em contato com um de nossos colaboradores. Temos profissionais experientes e comprometidos que zelam pelo bom atendimento.

Não perca tempo e solicite maiores informações.

Comentários