Blog

Saiba quais são os repelentes mais indicados para grávidas

Por:Renildo

Os repelentes industriais Exposis, OFF e Repelex, e também os repelentes caseiros feitos com cravo da índia, complexo B e óleos essenciais, são algumas das opções que grávidas e crianças podem usar para se proteger dos mosquitos.

O uso destes repelentes é importante para que grávidas e crianças se protejam contra a picada dos mosquitos, especialmente do Aedes Aegypti que pode transmitir doenças como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

Repelentes industriais seguros para grávidas e crianças

Existem repelentes que são seguros para grávidas, que podem ser utilizado sem nenhum risco para o bebê, porém estes só devem ser usados se estiverem registrados na Anvisa, seguindo a orientação do médico e as indicações do rótulo do produto.

Os repelentes Exposis, OFF, Repelex e a loção antimosquito da Johnson, são alguns exemplos que podem ser usados por grávidas e crianças de forma eficaz porque contém as substâncias Icaridina, dietiltoluamida (DEET) e IR3535, que são substâncias que têm a sua eficácia comprovada pela Anvisa contra a picada deste mosquito.

Fonte: Site Tua Saúde
Fonte: Site Tua Saúde

Estes repelentes protegem durante 2 a 10 horas e quando aplicados devem sempre ser o último produto a ser passado na pele, depois dos filtros solares, hidratantes ou maquiagem por exemplo, devendo ser aplicados em quantidade suficiente e homogeneamente sobre a pele exposta e roupas, evitando o contato com olhos, nariz ou boca.

Além disso, existem repelentes próprios para crianças, como Exposis infantil, Off Kids ou Repelex Kids, que podem ser usados em crianças a partir dos 2 anos de idade e que também podem ser usados em grávidas.

3 Repelentes caseiros para grávidas e crianças

Existem alguns repelentes caseiros que podem ser preparados com ingredientes naturais, que ajudam na proteção contra a picada do mosquito da dengue, zika ou chikungunya, como:

  1. Suplemento com Claridrato de Tiamina: tomar um suplemento com esta vitamina do complexo B chamado Benerva ajuda a repelir naturalmente o mosquito pois ele é excretado pela pele, afastando os mosquitos.
  2. Repelente com cravo da índia: pode ser preparado usando álcool de cereais, cravo da índia e um óleo vegetal como o óleo de amêndoas por exemplo, protegendo a pele durante 3 horas.
  3. Óleos essenciais que protegem a pele: óleos essenciais como o óleo de citronela, copaíba e andiroba, quando aplicados na pele são excelentes repelentes naturais que podem ser usados por grávidas e crianças.
  4. Além disso, o óleo essencial de alfazema também pode ser usado como repelente natural em bebês a partir de 2 meses de vida, podendo ser adicionado a um hidratante Proderm e a mistura pode ser aplicada diariamente em todas as áreas expostas, cerca de 6 a 8 vezes por dia.As gestantes devem ter uma atenção redobrada em relação ao zika vírus pois quando infectadas os seus bebês correm o risco de nascer com microcefalia, uma deformação congênita onde a cabeça e o cérebro do bebê são menores que o normal para a sua idade, o que influencia o seu desenvolvimento mental.Além disso, grávidas entre o primeiro e o quarto mês de gestação correm um maior risco de seus bebês terem esta doença, pois é neste período que o sistema nervoso do bebê se encontra em formação, por isso se suspeitar que está com dengue, zika ou chikungunya, deve procurar um hospital logo que possível.

Essas dicas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Fonte: Site Tua Saúde

Tags
Comentários